quarta-feira, 1 de julho de 2020

DICAÇO: 5 EXERCÍCIOS EXCELENTES PARA SEU ANIMALZINHO...





Publicado pelo Blog Petz
Algumas mudanças que contribuíram para tornar o ser humano mais sedentário também afetaram a frequência de exercícios para cachorro. Por exemplo, se antes eles tinham mais espaço para correr e brincar no quintal de casa, hoje muitos vivem em apartamentos. A rotina de trabalho e deslocamento nas grandes cidades também desestimula muitos tutores a levar o pet para um simples passeio no quarteirão.
cachorro correndo
De acordo com a médica-veterinária da Petz, Dra. Mayara de Souza, os exercícios para cachorro devem ser feitos com regularidade. “Vale lembrar da importância de exercícios diários para manter o pet saudável fisicamente e até mesmo para a liberação da energia acumulada, evitando episódios de ansiedade e estresse”, diz.

Frequência: de quanto exercício seu pet precisa por dia para ser saudável?

Os efeitos benéficos da atividade física dependem da regularidade, assim como de sua adequação ao estado de saúde e às necessidades do pet. Nesse sentido, a Dra. Mayara diz que a quantidade de exercícios para cães varia de acordo com raça, idade, peso e predisposição para doenças.
“Para cada cachorro é preciso avaliar: tempo de exercício, intensidade e aptidão do pet para realizar a atividade”, destaca. “O recomendado é sempre iniciar com pequenas caminhadas, em períodos do dia sem altas temperaturas, preocupando-se sempre com a hidratação do animal”, completa.

A importância de praticar diferentes tipos de exercício

Por seus múltiplos benefícios, os passeios são atividades insubstituíveis para os cachorros. Mas é importante que sejam complementados com outros tipos de exercício.
Conforme explica a Dra. Mayara, “quando buscamos proporcionar ao nosso cão diferentes tipos de atividades, visamos que ele expresse uma gama maior de comportamentos naturais”.
Nesse sentido, a veterinária ressalta que, além de movimentar o corpo, alguns exercícios ajudam a trabalhar e a desenvolver a parte cognitiva, social, sensorial e até alimentar!

5 exercícios para movimentar e divertir o seu amigo

Ao escolher uma nova atividade física para o cachorro, é interessante conversar previamente com um veterinário. Mesmo no caso dos passeios, ele poderá dar orientações para seu amigo em relação à duração da atividade, uso de protetor solar, local indicado, entre outras. No entanto, você também pode questioná-lo sobre a possibilidade de fazer outras atividades diferentes. Veja as dicas.

1. Passeios na coleira

Uma das atividades essenciais para emagrecer cachorro, o passeio na coleira é importantíssimo por vários motivos. Ele serve também para gastar energia, movimentar o corpo, sociabilizar o pet e estimular diversos sentidos, como tato, olfato, visão e audição.
Em geral, é um exercício recomendado a todos os cachorros, incluindo cães idosos ou com problemas de locomoção. Uma das únicas exceções diz respeito aos filhotes que ainda não receberam as principais vacinas. Seja como for, é importante conversar com um veterinário para saber qual deve ser a duração dos passeios e outras especificidades. 
Para passeios mais seguros, evite passear entre 10h e 16h. Fora desse período, a temperatura é agradável para atividades externas com seu pet. Aposte no uso de medicamentos contra ectoparasitas (pulgas e carrapatos), e mantenha a carteirinha de vacinação em dia. Lembre-se também que a duração e a intensidade dos passeios devem progredir aos poucos, conforme o pet vai ganhando condicionamento físico.

2. Brincadeiras com ou sem a participação do tutor

Quando falamos em brincadeiras, muita gente se lembra dos benefícios dessas atividades para distrair o pet e criar vínculos com ele. Mas saiba que elas também são ótimos exercícios para cachorro, fazendo-os correr e se movimentar. 
Entre as brincadeiras mais recomendadas para gastar energia e se divertir em casa estão: pega-pega, esconde-esconde, caça ao tesouro e jogar e pegar bolinha. Ao brincar, fique atento a sinais de cansaço e respeite os limites do cachorro. Se perceber que seu amigo anda mais cansado que o normal, consulte um veterinário.
Uma atividade menos vigorosa, mas que ajuda a colocar o pet em movimento é “caçar” a comida em brinquedos, como bolas recheáveis. Além de manter o cachorro entretido, ela também estimula o comportamento natural canino de farejamento e busca por alimento.

3. Natação canina

Entre os exercícios para cachorro emagrecer, a natação canina é ótima também para os pets com problemas de articulação devido ao baixo impacto. “Ela ajuda a melhorar a parte muscular e aumenta o metabolismo e a resistência cardiopulmonar”, explica a Dra. Mayara. 
Mas atenção! O ideal é que a atividade seja feita com orientação veterinária e sob supervisão de um profissional da área. De acordo com a veterinária, a natação canina também não é indicada para pets com problemas de pele, feridas, otites ou doenças sistêmicas graves.

4. Canicross

Para quem não conhece, canicross é um tipo de corrida praticado pelo tutor em parceria com o cachorro. Nessa modalidade, ambos correm em terreno rústico, geralmente ligados por uma guia elástica presa à cintura do tutor. 
Trata-se de uma atividade física intensa e que, portanto, exige muito treinamento para preparar o animal fisicamente. “Cães braquicefálicos e com problemas respiratórios não devem praticar a atividade”, alerta Mayara.

5. Agility

A famosa prova de obstáculos canina é muito eficiente para gasto de energia e fortalecimento de vínculo com o tutor. 
Uma vez que o ritmo é determinado pelo próprio tutor e pelo condicionamento de cada cachorro, não costuma haver empecilhos para a prática de cães saudáveis. Já no caso de cachorros gordinhos e/ou com problemas articulares, é essencial consultar um veterinário antes da prática do exercício.
cachorro grande correndo no gramado
Curtiu saber tudo sobre os exercícios para cachorro? Acompanhe mais publicações aqui no blog e nas redes sociais da Petz para mais dicas de atividades para o seu amigo!




Faça uma doação ao nosso Site
(No item Página bem acima do site explicamos melhor as razões do pedido!
Professor Augustão (Historicamente Na Luta!)


Nenhum comentário:

Postar um comentário